REVI CLEAN FACADE

O projeto REVI CLEAN FACADE tem como objetivo o desenvolvimento de um novo produto, inserido no domínio dos elementos cerâmicos, para o revestimento exterior de fachadas.
Pretende-se criar um produto que minimize/mitigue o aparecimento de eflorescências nas fachadas, isto é, o aparecimento de sais à superfície, nas juntas.
De modo a garantir a robustez e a aplicabilidade da solução, estão a ser estudadas argamassas de colagem e a respetiva aplicabilidade em todo o tipo de suportes, garantindo o cumprimento de todas as exigências funcionais aplicáveis a revestimentos exteriores de fachadas.
Este projeto permitirá valorizar a aplicação de elementos cerâmicos nas fachadas, preservando o seu valor histórico e arquitetónico.
O produto constituirá uma solução para o mercado da reabilitação e para novas construções.

ENQUADRAMENTO

A utilização de elementos cerâmicos no revestimento de fachadas continua a ser uma solução com uma importante expressão cultural e arquitetónica, nomeadamente em países mediterrâneos, sul-americanos e na China.
No entanto, a aplicação de revestimentos cerâmicos está intrinsecamente associada ao aparecimento de fenómenos de eflorescências (acumulação de sais à superfície, nas juntas).
Uma vez que, no mercado, não existe nenhuma solução capaz de mitigar estes efeitos, REVI CLEAN FACADE pretende dar resposta a este problema.
Em simultâneo, uma parte importante do trabalho consiste no estudo de argamassas de colagem que permitam uma solução final robusta, que cumpra todos os requisitos impostos a revestimentos exteriores de fachadas.
Este projeto enquadra-se na Plataforma de Inovação das Soluções Industriais Sustentáveis, já que o problema a que o consórcio se propõe a resolver se enquadra no Desenvolvimento e Utilização de Materiais (aposta indicativa 1.2 do RIS3 do Centro). A resposta ao problema consistirá na criação de um novo produto/solução construtiva, alinhado com a estratégia definida no âmbito do Habitat Sustentável.

PROMOTORES

O projeto será executado em consórcio entre a Revigrés – Indústria de Revestimentos de Grés, Lda (promotor), a Saint-Gobain Weber Portugal, S.A (copromotor) e o ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção (copromotor). O consórcio será liderado pelo promotor do projeto, Revigrés – Indústria de Revestimentos de Grés, Lda.
O consórcio é constituído por três entidades nacionais com forte presença no mercado da construção, mas com valências distintas, as quais apresentam plena complementaridade, não apenas de competências, mas também de interesses e motivações.

Revigrés

A Revigrés (promotor) constitui uma referência no mundo cerâmico, especializada na produção de pavimentos e revestimentos cerâmicos. Aposta fortemente na investigação, na eco inovação e na criação de produtos multifuncionais e energeticamente eficientes, com vista a uma participação ativa na construção de um futuro sustentável.

Weber Saint-Gobain

A Weber Saint-Gobain (copromotor) é líder mundial no desenvolvimento de argamassas industriais desenvolvidas para o mercado da construção e renovação em mais de 50 países. Revela interesse significativo no desenvolvimento de argamassas de base, colagem e juntas otimizadas que visem a aplicação de revestimentos cerâmicos em fachadas.

ITeCons

O ITeCons (copromotor) é uma entidade não empresarial pertencente às entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Possui conhecimento técnico científico na área das ciências da construção e uma elevada capacidade laboratorial instalada, que prestará apoio, não apenas no desenvolvimento dos produtos e soluções, mas também na sua caracterização laboratorial.

FINANCIAMENTO

O projeto REVI CLEAN FACADE é cofinanciado pelo FEDER através do Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), nos termos do Aviso de Abertura de Concurso Nº 8/SI/2015, no âmbito da alínea a) do n.º 1 do artigo 61º do Regulamento Específico do domínio da Competitividade e Internacionalização (RECI), Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro.O projeto será executado em consórcio entre a Revigrés – Indústria de Revestimentos de Grés, Lda (promotor), a Saint-Gobain Weber Portugal, S.A (copromotor) e o ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção (copromotor).

Contactos

Para mais informações sobre o ReviCleanFacade, por favor, preencha o formulário abaixo.

Sede

Apartado 1, 3754-001 BARRÔ

(ÁGUEDA)

Tel. +351 234 660 100

Fax +351 234 666 555

Showroom

2ª a 6ª feira: 9.00-19.00h;

Sábado: 9.30-13.30h


GPS 40.532865 N, 8.449056 W

Delegação

Praça José Fontana n.º 26 A-C 1050-129 LISBOA

Tel. +351 213 170 280

Fax +351 213 170 282

Showroom

2ª a 6ª feira: 9.00-19.30h;

Sábado: 9.30-13.30h

GPS 38.730144 N, 9.144978 W



Campo obrigatório.

Campo obrigatório.

Campo obrigatório.

Campo obrigatório.

Campo obrigatório.

* Campos obrigatórios

© 2016. Todos os direitos reservados. Redicom